Menu

Obstetrícia

                                                                                                                      Coordenação: Drª. Kenya Netto

1. Unidade de Assistência Pré-natal Alto Risco
 
Composta por equipe multidisciplinar (obstetras, enfermeiras, psicóloga, assistente social, ultra-sonografista, laboratorista, nutricionista). Objetiva acompanhar a gestação, aplicando ações que integram programa especial que respeita orientações do Ministério da Saúde. Integra também curso de preparação para paternidade e maternidade conscientes. 
2. Programa de Hospital-dia para gestantes portadoras de diabetes gestacional

Composta por equipe multidisciplinar e multiprofissional especializada, visa orientação a gestação de mulheres com intolerância aos hidratos de carbono, fazendo prevenção secundária do parto prematuro, da macrossomia e dos distúrbios respiratórios do neonato, entre outros.

3. Unidade de Assistência ao Parto

Integra quatro pré-partos, duas salas de parto e uma de cesárea. A equipe assistencial é composta de dois obstetras especialistas, um anestesiologista, uma enfermeira obstétrica e um neonatologista por plantão. Encontra-se em fase de elaboração, a ampliação do centro obstétrico, o que possibilitará a participação integral do companheiro.

4. Unidade de Alojamento Conjunto

Compõe-se de 23 leitos, dispostos em apartamentos para duas puérperas. Durante sua estada, a puérpera recebe ações educativas oportunizadas por enfermeiras, obstetras, neonatologistas, assistente social e psicóloga, visando, especialmente incentivar a amamentação e o planejamento familiar. Os recém-nascidos são rastreados para distúrbios auditivos por fonoaudióloga especializada e teste do reflexo vermelho, realizado pelo neonatologista (teste do olhinho). A secretaria municipal da saúde aplica vacina BCG a todos os recém-nascidos. Além disso, todos os recém-nascidos deixam o hospital com consulta agendada com pediatra da unidade básica de saúde.

5. Unidade de Planejamento Familiar

Dirigida a puérpera egressa do hospital e composta por obstetra, assistente social, psicóloga e enfermeira, visa orientar o planejamento familiar através da aplicação de todos os métodos admitidos pelo Ministério da Saúde (anticoncepcional oral, injetável, DIU, Condon, vasectomia e laqueadura tubária bilateral). As consultas são agendadas no momento da alta hospitalar.

6. Unidade de Pronto Atendimento e Emergência

Dirigida a pacientes do SUS e funcionando ininterruptamente, assiste mais de 1.500 mulheres/mês. A equipe assistencial está composta por dois obstetras, uma enfermeira e cinco técnicas de enfermagem. Tem apoio da equipe clínica e cirúrgica, contando com laboratório de análises clínicas e raio X.